Como as cores de carro influenciam no preço de venda?
Se você é uma pessoa extremamente minuciosa antes de comprar um carro, principalmente com a cor, saiba que está totalmente certo. Muitas pessoas não sabem, mas as cores de carro podem influenciar muito no preço final do veículo.

Tudo se baseia na lei da oferta e procura: quanto maior a demanda por um produto, maior o valor estabelecido para ele. Cores populares como branco, preto e prata tendem a desvalorizar menos com o tempo — o que garante a eles um valor de revenda mais alto.
Entre todas as cores , quem acha que preto e prata dominam a preferência de quem compra carro no Brasil e em toda a América do Sul está enganado. Conforme a pesquisa de mercado feita todos os anos pela PPG, renomada fabricante de tintas e revestimentos, o branco quase triplicou em participação nas vendas em menos de uma década. Passou de 13% em 2009 para 37% atualmente, ocupando a primeira posição no ranking das cores mais procuradas na hora da compra do carro novo.
Conforme o Diretor do Laboratório Automotivo OEM da PPG, Alex Amorim, “pela alta demanda dos últimos anos, o mercado desenvolveu variações de brancos. O mais sofisticado é o branco perolizado, que é mais difícil de produzir e possui um valor maior. O mais vendido é o branco liso tradicional”, afirma o executivo. Ainda de acordo com Amorim, outra novidade foi o desenvolvimento de um branco liso um pouco mais escuro e amarelado, chamado de off white. Esse diferencial apresentado pelas montadoras conquistou o consumidor brasileiro
Depois do branco, quais cores vêm em seguida?
Com a disparada do branco, o segundo lugar no ranking da preferência das cores fica com o prata, com 29% da procura. De acordo com o relatório anual da Axalta Coating Systems, fornecedora de revestimentos líquidos e em pó, a cor prata se estabilizou depois de ter diminuído durante os últimos quatro anos e se manteve em 13%.
Em terceiro lugar fica o preto (12%). Em quarto o cinza (10%) e e quinto lugar o vermelho (8%). Conforme Nancy Lockhard, gerente de marketing para cor da Axalta Coating Systems, fornecedora de revestimentos líquidos e em pó, o vermelho subiu 10% no mercado da América do Sul, enquanto os azuis de tom médio são importantes na Europa e os azuis brilhantes têm ganhado popularidade na América do Norte.
As cores de carro mais caras
Como dito anteriormente, as cores mais procuradas tendem a ser também mais caras. No entanto, não é apenas a cor que define o valor do carro: o tipo de pintura também altera o preço final.
A pintura mais comum é a sólida que, por ser de pigmento simples, não altera o valor do carro. Já a metálica e a perolizada, devido à pigmentação, podem deixar o veículo mais caro.
Em questão de cor, as mais valorizadas são:
branco
prata
preto
cinza
vermelho
Para o nosso país com clima tropical e temperaturas quentes a cor branca tem se tornado cada vez mais valorizada, isso porque cores escuras podem aumentar a temperatura no interior do veículo em até 9°C.
A cor branca reflete até 80% da luz solar visível, enquanto o preto reflete apenas 5%.
Outra consequência desse fato pode ser uma maior economia de combustível em carros equipados com ar-condicionado automático. Neles, o compressor do ar-condicionado faz pausas no funcionamento conforme a temperatura estipulada é atingida, demandando menos energia do motor.
Após todas essas informações, ficou mais fácil escolher a cor do carro novo, acompanhe nosso blog e fique atualizado com as noticias do mundo automotivo.