Como usar corretamente as luzes e faróis do seu carro?

Para começar, vamos dar uma olhada nos princípios básicos, como os nomes corretos e conceitos de cada luz e farol. Lembre-se que alguns carros não são equipados com luzes auxiliares, apenas faróis com facho alto e baixo.



Luz alta – facho de luz do veículo destinado a iluminar a via até uma grande distância do veículo.


Luz baixa – facho de luz do veículo destinada a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.


Luz de freio – luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via, que se encontram atrás do veículo, que o condutor está aplicando o freio de serviço.


Luz indicadora de direção (pisca-pisca ou seta) – luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.


Luz de marcha à ré – luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré.


Luz de neblina – luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó.


Luz de posição (lanterna ou pingo) – luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.


Pisca-alerta - luz do veículo destinada para indicar aos demais usuários da via que o veículo está parado ou para alertar sobre situação de emergência.


Agora vamos falar um pouco sobre as ocasiões em que devem ser usadas.


Luz alta / Farol alto


Tem o objetivo de iluminar a via até uma grande distância do veículo, por isso, só devendo ser utilizada em vias não iluminadas ou em túneis sem iluminação. Por ofuscar a visão dos demais motoristas, é necessário trocar o farol alto pelo baixo ao se aproximar de veículos em sentido contrário ou quando ficar atrás de um veículo trafegando no mesmo sentido.


Luz Baixa / Farol baixo


Sua função é iluminar a via sem ofuscar a visibilidade dos motoristas que trafegam em sentido contrário, além de tornar o veículo mais visível. Por isso, seu uso em qualquer condição é permitido mesmo na cidade. Mas não se esqueça que ele é obrigatório para veículos durante a noite, em qualquer horário em túneis, também nas estradas durante o dia. Já veículos de transporte coletivo de passageiros, circulando em faixas a eles destinadas, e motocicletas devem manter a luz baixa acesa sempre, de dia e de noite.


Setas


Embora nem todos façam uso delas, a maior parte dos motoristas sabe que as setas servem para indicar com antecedência que o veículo mudará de direção ou de faixa. Por isso, a seta deve ser acionada obrigatoriamente antes de qualquer manobra de deslocamento lateral do veículo, seja uma ultrapassagem, uma mudança de faixa, uma conversão à direita ou à esquerda e retornos.


Luz de neblina


Faróis de neblina servem para iluminar nas situações em que é preciso ver o que está bem a frente do veículo, como acontece quando há nevoeiro. O farol tem eficiência porque a iluminação que ele proporciona é diferente, o facho de luz é aberto, serve para que o motorista se localize na estrada. É uma facha de curto alcance e bastante largura, pra você ter uma iluminação bem próxima ao veículo. No carro eles tem que ficar o mais perto possível porque a neblina se forma em média a 60cm do chão e como a luz é mais espalhada ela atrapalha muitos outros motoristas quando não há neblina, mesmo pelo retrovisor.


Lanterna


A lanterna também tem a sua função, que é indicar a presença e a largura do veículo. Ela só deve ser utilizada à noite quando o carro estiver parado para embarque ou desembarque de passageiros e carga e sob chuva forte, neblina ou cerração - condições em que a lanterna pode ser substituída pelo farol baixo.


Pisca-alerta 

O uso do pisca-alerta é necessário para indicar aos demais usuários da via que o veículo está parado ou para alertar sobre situação de emergência - veículo parado por problemas mecânicos, atropelamento, parada muito abrupta, entre outras situações. O pisca deve ser usado também quando a regulamentação da via assim determinar, como em vagas de estacionamento com a informação de que se pode estacionar desde que por um breve período de tempo com o pisca-alerta ligado. Contudo, ainda que a prática seja comum, não é permitido acionar o pisca-alerta por causa de congestionamentos ou em neblina, por exemplo.


Evite multas e acidentes, faça o uso correto dos faróis, sempre substitua luzes ao primeiro sinal de falha, evitando um prejuízo e conduzindo com segurança!

Aqui na República Dos Pneus você consegue realizar essa manutenção e muito mais, qualquer dúvida, estamos sempre a disposição.

169 visualizações

REPÚBLICA DOS PNEUS

Tel: (11) 2359-9186

Whats: (11) 94021-9651

Rua Jacirandi 747, Tatuapé , São Paulo SP

  • Facebook ícone social
  • kisspng-social-media-computer-icons-yout

Todos os direitos reservados ©2018 por CBC Company